HISTÓRICO DE SANTO ANTONIO

SANTO ANTONIO

O distrito de Santo Antonio de grande importância no desenvolvimento da região, apresenta dados econômicos que o colocam como distrito responsável e colaborador no atual desenvolvimento do município de Acopiara. Uma população, que antenada com as lideranças políticas locais tem como objetivo, investimentos nas áreas que são responsáveis pelo crescimento econômico do distrito e região: agricultura, produção de leite, mel e seus derivados, criação de peixes, turismo religioso.


Origem do nome: A escrava mãe Tonheira, fugindo da escravidão no estado de Alagoas refugiou-se no povoado. Mãe Tonheira trazia consigo uma imagem de Santo Antonio. Sentindo-se segura na localidade e atribuindo isso ao santo, a escrava fugitiva passou a festejar o nome de Santo Antonio.

Na sua simplicidade o povo de outras regiões sempre dizia,

“Vamos ver Santo Antonio”, quando iam participar dos festejos e celebrações de mãe Tonheira em homenagem ao santo. Por conta disso, o povoado que posteriormente tornar-se-ia distrito, ficou conhecido como Santo Antonio.

A lei estadual que criou oficialmente o distrito é também a mesma que criou o distrito de Santa Felicia, a lei de nº. 7.153 de 14 de janeiro de 1964. Tal qual aconteceu com o distrito de Santa Felícia, Santo Antonio após a promulgação da lei foi anexado ao município de Acopiara.