SANTA FELICIA
O atual distrito de Santa Felicia, distante 40 km da Sede do município de Acopiara, era conhecido nos primórdios de sua existência como Umarí. Denominação ocasionada pela existência em grande número da arvore conhecida como umarizeira, cujo nome cientifico é poraqueiba sericeia. Arvore esta que fornecia a madeira e um fruto usado como alimento pela a população, o umarí, dando assim o primeiro nome ao povoado. O Umarí na sua vinculação geográfica inicial tinha como subordinante o distrito denominado Vila Telha (hoje, Iguatú).Nesse complexo com variados componentes históricos, no rol dos fundadores, surge como pioneiro, o Senhor Miguel Alves, que em 1948, juntamente com familiares e outros imigrantes, inicia o processo de assentamento sustentado pela economia, oriunda da agricultura e pecuária, fazendo surgir assim fazendas e moradias, fator que acelerou e consolidou o processo de povoação.
Evolução Política: Em regime patriarcalmente estabelecido e dentro das exigências determinadas pelas as leis de economia estabelecidas e pela a necessidades de movimentação rotineira, o povoado atinge o pico do desenvolvimento, o que exige uma imediata evolução política. Surge então a idéia do Senhor Manuel Rodrigues de Carvalho (o popular Nelinho) ex-vereador e liderança política de destaque, de transformar o referido povoado em distrito. O fato histórico – Político acontece no dia 14 de janeiro de 1964, quando a lei estadual nº. 7.153 cria oficialmente o Distrito Santa Felícia, sendo anexado logo em seguida ao município de Acopiara.
Vale destacar pela a importância histórica, o motivo pelo qual o novo distrito recebe o nome de Santa Felicia e não de Umarí como era de se esperar, é que as lideranças políticas e população resolvem prestar uma justa homenagem à dona Felicia. Uma das primeiras moradoras do povoado, Dona Felicia, bondosa, caridosa e dedicada ao próximo, oferecia hospedagem, alimentação e palavras de conforto aos tropeiros que vindos de outras regiões, levando mercadorias e outras cargas em animais, faziam paradas no povoado. De tão bondosa, caridosa, e dedicada aos outros, dona Felicia passou a ser tratada carinhosamente de Santa Felicia, nome que foi transferido para o novo distrito.
Em resumo: O distrito de Santa Felicia tem grande destaque nas áreas econômicas e política do município de Acopiara.
Em síntese: não se pode contar a história de Acopiara sem fazer uma viagem pela a história de Santa Felicia.